domingo, 22 de junho de 2008

Cão condenado à morte vira "arte" em Bienal

Montei esse blog para divulgar bem o que tanto me comoveu e comentar o que penso e sinto em relação ao assunto.

Trata-se de um caso ocorrido em 2007 e que pode se repetir se ficarmos de braços cruzados.

Em 2007, Guillermo Habacuc Vargas foi acusado de deixar um cão morrer de sede e fome no que considera uma “instalação” em uma galeria de arte de Manágua, Nicarágua.

O ato gerou protestos no mundo todo, que fizeram com que a diretora da exposição, meses depois, negasse a morte do animal. Juanita Bermudez disse que o cão foi alimentado e era amarrado somente no horário de visitação da mostra.

Rádios, TVs e Jornais em diversos países da América Latina, Europa e Estados Unidos entre outros veículos de comunicação e internet noticiaram bem o fato.

Guillermo no entanto, não negou o ocorrido e justificou suas ações ao jornal “Nación”, da Costa Rica.
Segundo ele, sua "obra" era uma homenagem à Natividad Canda, nicaragüense que morreu depois de ser atacada por dois cães Rottweiler em um seminário em Cartago.
"Eu me reservo a dizer se é ou não verdade que o cão morreu. A coisa importante para mim foi a hipocrisia das pessoas: um animal que se torna foco de atenção quando você se vestir de branco em um lugar onde as pessoas vão ver a arte, mas não quando você está na rua morrendo de fome. O mesmo aconteceu com Natividad Canda, as pessoas foram sensibilizadas com ele até que ele comeu os cães ", disse ele.
E ainda acrescentou: "Ninguém veio para liberar o cachorro, nem lhe dar comida ou chamado a polícia. Ninguém fez nada. "
Quando questionado sobre se o cão era alimentado ou não, o "artista" se recusou a responder.

“Habacuc” voltou a ser notícia quando foi selecionado para participar da Bienal Centroamericana de Arte, que ocorrerá em Tegucigalpa, Honduras, no mês de novembro de 2008.

Mas apesar dos organizadores garantirem que “Habacuc” não usará nenhum animal em sua exposição, um abaixo assinado online já reuniu milhões de assinaturas de pessoas de diversos países, entre eles, Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Brasil, conforme informou o jornal argentino “Clarín”.

A hipótese partilhada por muitos formadores de opinião no Brasil e no Exterior é que os organizadores da Bienal Honduras 2008 convidaram Guillermo Vargas de “cabeça pensada”, como um atrativo, uma publicidade negativa que lhes daria uma mídia que não teriam nem que “Salvador Dali surgisse do céu em carruagens de fogo”.
Seria a única explicação lógica para um mau-tratador de animais participar de uma mostra artística.

* Guillermo Vargas “Habacuc” foi preso ou julgado pelo crime?
Não. Em manágua, Nicarágua não existe legislação sobre os direitos dos animais, bem como na Costa Rica, país de origem do “artista”.

OBSERVAÇÃO
Quem quiser pesquisar mais sobre Guillermo e sua “concepção de arte” deixo a dica para pesquisarem por “Habacuc” e não por “Vargas” .

Tem ocorrido uma grande confusão com um artista latino-americano também conhecido por “Vargas” (artista de verdade e decente) e que não tem nada a ver com o mau-tratador de animais Guillermo Vargas “Habacuc”.

Nunca na História da Humanidade um evento artístico cultural que se auto-denomina “Bienal de Artes” desceu tão baixo para atrair atenção.

Se Guillermo “Habacuc” Vargas queria ficar famoso, conseguiu!

Entrou para a História como pseudo-artista, mau-tratador de animais, cruel, insano, covarde e odiado no Mundo todo.


Como tudo aconteceu

Em 2007, Guillermo Vargas Habacuc, um suposto artista, colheu um cão abandonado na rua, atou-o a uma corda curtíssima na parede de uma galeria de arte e ali o deixou, a morrer lentamente de fome e sede.
Durante vários dias, tanto o autor de semelhante crueldade, como os visitantes da galeria de arte presenciaram impassíveis a agonia do pobre animal.
Até que finalmente morreu de inanição, seguramente depois de ter passado por um doloroso, absurdo e incompreensível calvário.

Parece-te forte?

Pois isso não é tudo: a prestigiosa Bienal Centroamericana de Arte decidiu, incompreensivelmente, que a selvageria que acabava de ser cometida por tal sujeito era "arte", e deste modo tão incompreensível Guillermo Vargas Habacuc foi convidado a repetir a sua cruel ação na dita Bienal em 2008.


Isso resume tudo o que está rolando pela internet envolvendo o caso.
Fiquei sabendo do ocorrido ontem (22 de junho) por uma amiga.
No momento em que li, me senti mal, um mal-estar de enjoar o estômago além da indignação.

Mais tarde, quando contei ao meu marido o que eu soube, descobrimos milhares de "ocorrências" através do Google (cerca de 568.000 resultados de busca).
Blogs e mais blogs discutindo o assunto e condenando o fato.

E eu me pergunto: por quê?
É fato que muitos que lerem isso e tudo que está sendo divulgado devem pensar: "é apenas um animal."
Pois pra mim é fato que esse pensamento nada mais é do que o pensamento de um monstro tão cruel quanto Habacuc.

Sim, existem milhões de coisas horrorosas que acontecem pelo mundo a cada dia, a cada minuto... e todas nos indignam.
Mas 99% delas são noticiadas e apenas ficamos sabendo do que houve sem podermos fazer nada. Ou porque não temos um meio para ou porque simplesmente já aconteceu e não há mais volta.

Nesse caso, nós temos uma única oportunidade que pode valer muito: uma assinatura.

Confira melhor a situação e o porquê de tudo isso:
Fotos do cão durante a exposição 1
Fotos do cão durante a exposição 2

Calma! Você não vai se assustar, mas sim se sensibilizar pois mostra o cão durante toda a exposição, deitado no seu cantinho minúsculo, andando (provavelmente enquanto tinha forças para isso) e o público vendo e nada sendo feito!
Não vi foto dele morto e nem quis ver vídeo do Youtube, mas mesmo que eu tivesse coragem de ver, seria tão chocante quanto às outras... mas apenas deitado e morto.
O que causa mais agonia e tristeza é vê-lo definhando, sem comer, beber e preso.

Quanto ao fato das pessoas virem e nada fazerem é algo que não dá para comentar.
Não sei o que é pior: o ato do "artista" ou a inércia dos visitantes da Bienal.

Por que ele não foi preso?
Pois é foi exatamente o que pensei: com certeza no país não existe legislação que proteja animais.
E fazendo minha pesquisa sobre o assunto, vi que é por isso mesmo.

Eu confesso que a notícia não só me chocou, ela me desmontou e me abateu.
Sou verdadeiramente apaixonada por animais e não admito qualquer atitude que maltrate um.

A justificativa dele me faz pensar em duas coisas:
1. quer dizer então que se alguém der um tiro num amigo seu, você vai dar um tiro numa outra pessoa qualquer como "homenagem" àquele que morreu? (na verdade isso seria vingança, e por pior que uma vingança possa ser - não entrando no mérito da questão se vingança é coisa boa ou ruim) E na teoria você então estaria se vingando num terceiro que nada tinha a ver com o fato.
2. engraçado como falam das raças Rottweiler e Pitbull e algumas outras.
O fato dele contar que o que aconteceu foi com dois cães da raça Rottweiler me fez voltar a uma coisa que insisto: todo e qualquer cão pode ser uma "maquiná mortífera". Ele é o reflexo do dono. Claro que existe a índole do animal, mas isso é muito controverso, pois um cão Labrador, por exemplo, que todos sabemos como é dócil, pode muito bem ser violento se for educado para isso.

Mas de qualquer modo, o animal segue sua vida com seu instinto.
O ser humano não só.
O ser humano é racional e realmente cruel.
Um animal quando ataca, ataca para se defender quando precisa ou mesmo quando se sente ameaçado apenas e caça pois precisa se alimentar... é a lei da natureza.
O homem faz muito dessas coisas por prazer, esporte e diversão.

Estamos em pleno século XXI e os homens continuam bárbaros. A diferença é que hoje ao invés de espadas, usam armas de fogo... ao invés de canhões, usam bombas atômicas.
Ou seja, se o ser humano quer destruir outro ser humano, o que dirá com um animal, que para muitos, percebemos que os vêem como objetos ou brinquedos.

Até ontem, na hora que votei, já tinham passado de 2,5 milhões de assinaturas.
E que isso cresça ainda mais, pois é o que temos em mãos para poder evitar que tal maldade e covardia se repita!

Eu realmente nem sei como classificar um sujeito assim. Mas o mínimo que posso afirmar é que dizer que ele é doente soa como "coitado, ele não é normal e precisa de tratamento..."
Isso é pura racional crueldade.

E além dele e das pessoas que ali estavam, o que dizer da organização da Bienal?
São uns gênios, claro! Conseguiram chamar a atenção do mundo todo e ficarem famosos como o sujeito... mas como verdadeiros monstros.
Usar uma vida para ganhar fama e dinheiro?
Prefiro não falar o que acho disso. Isso me dá nojo!

** O maior problema agora é nos focar no que está previsto para outubro e a idéia é boicotar a participação de Habacuc em Honduras dessa vez.

Lá não há lei federal (nem na Nicarágua, onde ocorreu e por isso nada foi feito contra ele e nem em Honduras, onde ocorrerá uma bienal e que Habacuc foi convidado a participar) que impeça isso... mas existe a WSPA - World Society for the Protecton of Animals.

Essa organização existe não só no Brasil mas como também: na África, na Tailândia, na Austrália, no Canadá, na Costa Rica (país do Habacuc - onde não tem legislação, mas existe uma afiliada da WSPA em seu país), na Colômbia, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Nova Zelândia, Reino Unido, Estados Unidos e muitos outros.

Sobre a WSPA

Fundada nos EUA durante a década de 80, a World Society for the Protection of Animals (WSPA) - Sociedade Mundial de Proteção Animal, é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que tem por missão elevar os níveis de bem-estar dos animais em todo o mundo, assegurando que esse princípio seja universalmente compreendido e respeitado.

Contando apenas com doações privadas, a WSPA tem uma frente ampla e diversa de trabalho que inclui projetos educativos, capacitação profissional, resgate de animais e suporte técnico para afiliadas, além de uma mobilização constante para a criação e aplicação de leis específicas de proteção aos animais.

Atualmente, a WSPA está presente em 153 países, com uma rede de mais de 880 afiliadas. Por meio de projetos mundiais eles entram em Ação Contra a Crueldade, expondo o abuso animal e colaborando para a criação de leis mais rigorosas de bem-estar animal.

As Equipes de Resgate Animal da WSPA trabalham salvando animais abandonados, mal-tratados, ou afetados por guerras e desastres climáticos.

Seus programas educacionais estão mudando corações e mentes para que os animais recebam o respeito e a compaixão que merecem.

Mas enquanto a legislação não chega à esses países para proteger os animais, nesse caso específico, temos apenas um meio: assinar a petição para boicotar a participação desse monstro e assim evitando que mais um animal passe por esse episódio absurdo.

VOTE AQUI

Basta clicar em "click here to sign petition"
Depois você preenche os campos com : nome, e-mail, cidade e país.
(Você receberá um e-mail de confirmação de sua assinatura)
Após isso você escolhe se quer que seu endereço de e-mail seja privado ou se apenas o autor da petição pode ter acesso ou que seja público.

E vote em seguida!

Vamos ajudar mais uma alma inocente já que não podemos ajudar à outras tantas que sabemos o quanto sofrem por aí!

“Expôr um animal faminto e sedento em galeria de arte não é manifestação artística. Mal-tratar um animal indefeso é um ato covarde, e um crime em muitos Países”
(Henrique Valle - dono de um dos blogs que tratam sobre o assunto)

Termino aqui com uma frase que adotei, pois concordo 100% com o que ela diz e traduz o que sinto com coisas como essa e por pessoas que não respeitam os animais:

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."
(Arthur Schopenhauer - filósofo alemão)

Fontes: boicote.wordpress.com / wspabrasil.org / groups.google.com.br/ group/direitocathedral / nacion.com / incompreendido.wordpress.com


** EDIT:
Conforme Henrique Valle deixou aqui no blog, acrescento às informações acima seu comentário:
"O 'boicot' existe a quase 1 ano e começou com o convite que 'Habacuc' recebeu para fazer parte da bienal Honduras 2008. Quem criou a petição foi o 'Jaime Sancho' (com quem mantenho contato) e depois eu iniciei no Brasil a campanha 'Boicote' através do blog e outras ferramentas de internet. Atualmente contamos com o apoio de muitas pessoas em diversas áreas, ongs, entidades, etc e mantemos contato diário tentando impedir de maneiras legais a participação de Guillermo na Bienal, mas em função de não existir leis de proteção animal na Costa Rica, Manágua/Nicarágua e Honduras, o máximo que se conseguiu até agora foi pedir que o 'artista' seja observado durante o evento (pela WSPA) e alguma garantia que não repita o ato de Manágua (cão acorrentado)."

E deixo aqui o esclarecimento dele quanto à petição (pois eu havia mencionado que talvez fosse possível um boicote à própria bienal):

"Legalmente só podemos boicotar por meio de petição que tenta impedir a participação de Guillermo 'Habacuc' na Bienal Centroamericana Honduras 2008.

Não existe boicote à Bienal Honduras e sim boicote ao 'artista' somente."


Agradeço à Henrique pelo esclarecimento, pela atenção e por disponibilizar seu contato a mim.

Minha intenção é continuar me informando sobre o assunto e postando aqui para que todos também acompanhem tudo e com o contato de Henrique agora, terei essa oportunidade.

Pessoal: comentem! O espaço está aberto para todos, ok?

6 comentários:

Henrique Valle disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gabrielbfr disse...

E ainda tem gente que defende esse cara.Existe até uma comunidade no Orkut que fala que ele é um "artista onívoro".Ela tem uns 36 membros, , alguns infiltrados para criticar.Segundo eles, por sermos "mais evoluídos"(um erro grotesco de bilogia, diga-se de passagem, já que todos os animais estão evoluídos o suficiente para suas necessidades), temos direito de fazer o que queremos com os seres vivos "menos evoluídos".Além disso, eles usam de termos preconceituosos e ignorantes, como por exemplo, dezendo que os vegetarianos são todos anoréxicos.Não tive sangue frio para discutir com esses estúpidos, por isso não sei se tudo que disse agora está certo.Mas procure por alguma coisa como "orgulho onívoro" na internet.Se não achar, na própria comunidade tem um link para um texto divulgando essas idéias insanas...

nossos amigos bichos disse...

Parabéns pela iniciativa de criar este blog. Acho que agora temos mais um apoio para nos manfermos informados com relação a este caso, que não pode ser esquecido.
Mais uma vez, parabéns e torcemos pelo sucesso deste trabalho.
Estaremos acompanhando as novidades passo a passo.

Henrique Valle disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Henrique Valle disse...

Sugestão

em "configurações" vc pode alterar facilmente de "boicote à Bienal de Honduras/ 2008" para "Boicote ao "artista" Guilermo "Habacuc" Vargas o que seria o certo.

depois coloque um perfil com endereço de email para as pessoas poderem manter contato contigo(msn/gmail etc..)

estas sugestões que tiveram que ser escritas em "comentários" poderiam chegar até vc por email que fica bem melhor.

depois se quiser é só apagar estes comntários(de preferência)

contate-me depois para trocarmos figurinhas.



abs,


Henrique

Pedrão disse...

Gostei do seu Blog... Também publiquei no meu uma postagem contra ele, fazendo propaganda da petição...

Se quiser dar uma olhada aqui vai o link, depois me diz o que achou...

http://viajadasloucas.zip.net/

Tomara que consigamos que esse assassino não faça mais dessas "artes"...